Irmã Dulce é lançado ao mar - Portal do Porto

Translate

sábado, 1 de março de 2014

Irmã Dulce é lançado ao mar

[gallery type="thumbnails" ids="10635"]

A Transpetro lançou ao mar ontem 28/02/2014, o navio petroleiro Irmã Dulce. O navio é a décima embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) a atingir essa fase em um prazo de quatro anos.

O navio foi transferido ao cais do estaleiro, onde passará por acabamentos antes da entrega à Companhia para o início das operações. Logo depois do lançamento do petroleiro, foi realizado o batimento de quilha do terceiro navio da série de quatro panamax encomendados pelo Promef.

[gallery type="thumbnails" ids="10637"]

O Irmã Dulce é o segundo de uma série de quatro petroleiros do tipo panamax que serão batizados em homenagem a mulheres que ajudaram a construir a História do Brasil. O primeiro foi o Anita Garibaldi, que está na fase de acabamentos no mesmo estaleiro. Utilizados para o transporte de petróleo e derivados escuros.

Das dez embarcações do Promef lançadas ao mar, sete já foram entregues à Transpetro: os navios de produtos Celso Furtado, Sérgio Buarque de Holanda, Rômulo Almeida e José Alencar e os suezmax João Cândido, Zumbi dos Palmares e Dragão do Mar. Desse total, seis estão em operação. O Dragão do Mar fará a sua primeira viagem ainda neste primeiro trimestre.

 

Dados do Navio:

 

Nome: Irmã Dulce

IMO: 9548691

Ano de Construção: 2014

Construtor: Estaleiro Mauá S.A. – Niterói, RJ – Brasil

Armador: Petróleo Brasileiro SA (PETROBRAS) – Rio de Janeiro, RJ - Brasil (Petrobras Transporte SA (TRANSPETRO) – Fronape – Rio de Janeiro, RJ – Brasil)

Comprimento: 228 m

Boca: 40 m

Calado: 12 m

Arqueação Bruta (Gross): 45.100 t

Porte Bruto (DWT): 72.900 t

Capacidade: 85.000 m³ (Líquido) ou 534.633 Barris

Porto de Registro: Rio de Janeiro

Bandeira: Brasil Bandeira do Brasil

 

Fonte: PETROBRAS – Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário