Translate

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Embarcações da Marinha do Brasil abertos para visitação pública neste fim de semana pelo Brasil

Quatro embarcações da Marinha do Brasil, estarão abertos para visitação pública neste fim de semana (20 e 21/10/2018). As entradas são gratuitas.


Três embarcações abertos para visitação pública no Porto de Maceió/AL

O navio oceanográfico Antares (H 40), a corveta Barroso (V 19) e o navio patrilha Gravataí (P 51), estarão abertos para visitação pública nos dias 20 e 21/10/2018 das 14h às 17h no Porto de Maceió/AL.

NOc Antares (H 40) no Porto de Santos/SP

Os visitantes poderão conhecer os laboratórios, compartimentos e equipamentos utilizados na coleta de dados oceanográficos a bordo do navio, como a boia de coleta de dados, que pesa 1,5 tonelada. O equipamento possui sensores que captam a variação dos parâmetros de análises realizadas pela Marinha do Brasil.

Antares participa da Comissão Costa Nordeste Ⅲ (Primavera) / PNBOIA Ⅷ


A Comissão Costa Nordeste Ⅲ (Primavera) / PNBOIA Ⅷ contemplará o Plano de Coleta de Dados Oceanográficos da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), que prevê a obtenção de dados físico-químicos da água do mar, destinados à produção de informações ambientais. As informações são necessárias ao planejamento e condução de operações navais nas áreas de interesse da Marinha. Os dados coletados ao longo desta comissão contribuirão para o enriquecimento da base de dados do Banco Nacional de Dados Oceanográficos (BNDO).

Após a desatracação do Porto de Maceió, o navio prosseguirá com a realização das 91 estações oceanográficas restantes, de forma a coletar dados oceanográficos na área marítima compreendida entre os estados do Ceará e do Rio de Janeiro, dando continuidade aos estudos sobre a variação sazonal da corrente do Brasil.

Cv Caboclo (V 19)

A Corveta Caboclo e o navio patrulha Gravataí são meios subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste (ComGptPatNavL), Organização Militar situada na cidade de Salvador (BA), área de jurisdição do Comando do 2º Distrito Naval.

NPAa Gravataí (P 51)

A Marinha recomenda, devido às características e limitações do local (banheiros e bebedouros) e peculiaridades do navio (como existência de escadas para acesso aos compartimentos), que sejam evitadas, na visitação, crianças menores de 5 anos e pessoas com dificuldades de locomoção.

O navio está atracado no berço 06 que fica localizado na Rua Sá e Albuquerque, S/N - Jaraguá, Maceió/AL.



NApOc Mearim (G 150) aberto para visitação pública no Porto de Itajaí/SC


Outro navio aberto para visitação pública é o navio de apoio oceânico Mearim (G 150) que atracou hoje (19/10/2018) no Porto de Itajaí/SC.

NApOc Mearim (G 150) atracado no Porto de Itajaí/SC hoje (19/10/2018)

O Mearim foi incorporado recentemente pela Marinha do Brasil em julho/2018 e é o primeiro navio da classe e o sexto a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao Rio Mearim que banha o estado do Maranhão.

Ele está apto a desempenhar as seguintes tarefas: apoio logístico móvel, patrulha e inspeção naval, busca e salvamento – “Search and Rescue” (SAR) e minagem.

O Mearim estará aberto a visitação pública nos dias 20 e 21/10/2018 das 14h até o pôr do sol.

O navio está atracado no berço da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí (DELEMAR) localizado na Avenida Prefeito Paulo Bauer, 1.055 - Centro - Itajaí/SC.


Fontes: 

Fotos:
NOc Antares (H 40) - Henrique Ferrinho
Cv Caboclo (V 19) - Navios de Guerra Brasileiros (NGB)
NPa Gravataí (P 51) - Navios de Guerra Brasileiros (NGB)
NApOc Mearim (G 150) - Luiz Fernando Nardes

Nenhum comentário:

Postar um comentário