Embarcações da Marinha do Brasil e Uruguai abertos à visitação pública - Portal do Porto

Translate

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Embarcações da Marinha do Brasil e Uruguai abertos à visitação pública

Duas embarcações da Marinha do Brasil e Uruguai, estarão abertos à visitação pública no Porto de Natal/RN amanhã (03/11/2018) das 14h às 17h.

O navio hidroceanográfico Antares (H 40), da Marinha do Brasil contempla o Plano de Coleta de Dados Oceanográficos da Diretoria de Hidrografia e Navegação, cuja missão é a obtenção de dados físico-químicos da água do mar, destinados à produção de informações ambientais necessárias ao planejamento e condução de operações navais nas áreas de interesse da Marinha do Brasil.

NOc Antares (H 40) da Marinha do Brasil

As informações coletadas irão compor o Banco Nacional de Dados Oceanográficos, que é um instrumento disponível a todas as universidades e instituições que desenvolvem atividades na área oceanográfica.

O outro que estará aberto à visitação pública, é o veleiro-escola Capitán Miranda da República Oriental do Uruguai. 

Com 73 tripulantes a bordo, o Capitán Miranda participa da 30ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha, promovida pela Marinha uruguaia. O veleiro foi construído em 1930, originalmente como navio de pesquisa hidrográfico, e acabou transformado em navio-escola em 1978, ano de sua primeira viagem de instrução. O nome é uma homenagem ao hidrógrafo e capitão uruguaio Francisco Prudêncio Miranda.

Ve Capitán Miranda da Marinha do Uruguai

Ambos estão atracados no Terminal Marítimo de Passageiros de Natal, localizado na Rua Chile S/N - Ribeira. A entrada é gratuita.


Recomendações

Devido às características e limitações do local (banheiros e bebedouros) e peculiaridades dos navios (como existência de escadas para acesso aos compartimentos), recomendamos que sejam evitadas, na visitação, crianças abaixo de 5 anos e pessoas com dificuldades de locomoção.


Fotos:
NOc Antares (H 40) - Henrique Ferrinho
Ve Capitán Miranda - Marinha do Brasil/Divulgação

Fonte: G1 RN
Adaptação de texto: Henrique Ferrinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário