Fragata fica completamente submersa após abalroamento - Portal do Porto

Translate

terça-feira, 13 de novembro de 2018

Fragata fica completamente submersa após abalroamento

A fragata KNM Helge Ingstad (F 313) da marinha norueguesa que abalroou o navio petroleiro Sola TS na madrugada de quinta-feira (08/11/2018) ficou quase totalmente submersa hoje (13/11/2018), apesar dos esforços para salvar a fragata naufragada.


A situação da fragata na costa norueguesa não está, no entanto, a interferir no terminal de exportação de petróleo de Sture. "Estamos em operação normal", disse uma porta-voz da Equinor, operadora da usina.


O exército norueguês trabalha desde quinta-feira para resgatar a fragata, amarrando-o com vários cabos para a costa. Alguns deles haviam quebrado.


“O navio afundou mais um metro e, como resultado, dois cabos se quebraram. Eles foram substituídos por dois mais fortes. Nós trabalhamos até meia-noite sobre isso. Depois da meia-noite, percebemos que não era seguro para nossa equipe continuar o trabalho”, disse Haavard Mathiesen, chefe da operação de resgate da Agência de Material de Defesa da Noruega (Norwegian Defence Materiel Agency - NDMA).

“Por volta de 06h (03h pelo horário de verão de Brasília), mais cabos quebraram e a fragata afundou ainda mais. Agora está em águas profundas e estáveis”, disse ele em entrevista coletiva.

O fragata ficou encalhada na costa oeste da Noruega na quinta-feira passada, depois de abalroar o navio petroleiro de óleo cru Sola TS que havia deixado o Terminal de Sture. O local foi fechado por várias horas como resultado. O Sola TS sofreu danos leves.



Oito membros da Marinha, de uma tripulação total de 137, ficaram levemente feridos no incidente.


Fotos:
Helge Ingstad: Jakob Østheim - Forsvaret
Sola TS: Jan Kåre Ness - NTB scanpix

Fonte: Reuters
Adaptação de texto: Henrique Ferrinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário