Embarcações encalham em Santos - Portal do Porto

Translate

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Embarcações encalham em Santos

Segue imagens do rebocador Titã e da balsa Rubineia, encalhados na Praia do Embaré ontem (24/12/2012). Ambos estão encalhados, desde à noite do dia 22/12/2012

Por volta das 22h daquele dia, o rebocador Titã demandava o Porto de Santos rebocando a balsa Rubineia, procedente de Niterói/RJ.

Devido a condições climáticas, a tripulação decidiu mudar o tipo de reboque de “puxada” para “à contrabordo”, para tanto escolheram um local um pouco mais abrigado nas proximidades da Fortaleza de Santo Antônio, fora do canal do Estuário do Porto de Santos.

Enquanto encurtava o cabo de reboque por volta das 22h20, acabou prendendo na hélice do rebocador abalroando-os, e ambos ficaram à deriva.

Entretanto devido ao deslocamento da balsa somado a força do vento e a corrente da arrebentação, o cabo preso é partido e a espia presa na balsa é arrancada com o cabeço; a balsa fica livre e vai direto para a praia, no rebocador a sua amarra surpreendentemente rompe já sem estar suportando o peso da balsa e, inevitavelmente, o rebocador também a “garra” vai parar na praia, encalhando-os por volta das 23h40.

Titã

Titã

Titã

Titã

Titã

Rubineia

Rubineia

Titã

Rubineia

Dados do rebocador:

Nome: Titã
Indicativo: PS2231
Inscrição: 4020284859
Armador: Laçador Navegação Ltda. – Porto Alegre, RS – Brasil
LOA: 19 m
Boca: 7 m
Calado: 1,60 m
Arqueação Bruta (GT): 82 t
Tração Estática (Bollard Pull): 13 t
Porto de Registro: Poá, RS
Bandeira: Brasil


Fotos: Henrique Ferrinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário