Hua Qiang - Portal do Porto

Translate

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Hua Qiang

Segue imagens do navio graneleiro Hua Qiang, atracado hoje no armazém 39 para o embarque de 65.100 t de soja a granel em sua primeira escala em Santos. Ontem, o navio se envolveu em uma acidente na barra, quando o navio GLP Djanet colidiu-se com o navio durante a manobra de entrada para o Porto de Santos, causando avarias próximo a sua superestrutura.

O acidente assustou seus tripulantes e interrompeu o tráfego de embarcações por alguns minutos. Os danos estruturais, que podem comprometer a navegação de ambos, ainda são avaliados.

Os dois navios tinham previsão de entrada às 16:30h em seus respectivos terminais de atracação, normalmente nestes casos entra o primeiro que irá atracar no berço mais longe, ou seja, o Djanet na Alamoa 1 e em seguida o Hua Qiang no armazém 39.

A Praticagem de Santos, por meio da assessoria de imprensa, informa o prático estava a bordo do Djanet para orientar a entrada do Canal do Estuário. Fato diferente do Hua Qiang, que ainda tinha que aguardar a chegada do outro prático, porém, estava a frente do outro, próximo à Ilha das Palmas.

A CPSP instaurou inquérito para apurar o ocorrido. Para o comandante, capitão da CPSP, Ricardo Gomes, uma falha na comunicação entre todos os envolvidos pode ter resultado na colisão. “Estamos ouvindo as partes e ainda não chegamos a uma conclusão. O fato é que o Hua Qiang estava em um lugar restrito”, explicou.

Sobre a situação da colisão ter acontecido com o prático a bordo, o comandante da Marinha acredita que ele foi o responsável, na verdade, por evitar um mal maior. “Ele (o prático) já deve ter assumido o comando em rota de colisão. Então, ele conseguiu minimizar, ao máximo, o impacto”. O que Gomes quer entender, porém, é o que o motivou o Hua Qiang a estar naquele lugar.

A CPSP tem 90 dias para finalizar o Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação.

Leia mais sobre a matéria sobre o acidente, clicando aqui.

[gallery type="thumbnails" ids="11952,11954"]

Nome: Hua Qiang

IMO: 9644770

Indicativo: BVJB7

Ano de Construção: 2012

Construtor: Fujian Baima Shipyard – Fu'an, FJ - China

Armador: Fujian Yuanyuan Shipping Co Ltd – Fucheu, China (China Merchant Bank (CMB) – Shenzhen, China)

Comprimento: 229 m

Boca: 32,26 m

Calado: 14,58 m

Arqueação Bruta (Gross): 45.039 t

Porte Bruto (DWT): 81.608 t

Capacidade: 96.141 m³ (Grão)

Porto de Registro: Xangai

Bandeira: China Bandeira da China

 

Fotos e adaptação de texto: Henrique Ferrinho

Fonte: A Tribuna On-Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário