ABML Eva - Avarias causadas pelo navio graneleiro Marcos Dias no Porto de Santos - Portal do Porto

Translate

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

ABML Eva - Avarias causadas pelo navio graneleiro Marcos Dias no Porto de Santos

Segue imagens do navio graneleiro ABML Eva, atracado no armazém 38 no Porto de Santos hoje (01/01/2013) após abalroamento do também navio graneleiro Marcos Dias.

O acidente ocorreu por volta das 6h30 de ontem (31/12/2012), quando demandava a Cosipa 5 operado pela Usiminas para descarregamento de 40.000 t de minério de ferro procedente de Itaguaí/RJ.

Segundo informações da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), o navio perdeu os sistemas de propulsão, governo e comunicação. Na tentativa de contornar a situação, a embarcação soltou as duas âncoras, mas uma delas não desceu.

Sem controle, abalroou com o também o ABML Eva sofrendo avarias na bochecha de boreste e e depois atingiu o portêiner P4 do terminal 37 da Libra Terminais que saiu dos trilhos, está fora de operação por tempo indeterminado e as defensas, equipamentos utilizados para amenizar o atrito entre o navio e o píer de atracação. Ninguém se feriu.

Em nota, a Libra Terminais afirma que o acidente causou sérios danos ao portêiner, mas sem riscos aos trabalhadores, já que o terminal não contava com operações na ocasião da avaria.

O Marcos Dias também sofreu avarias na proa no lado bombordo, e consequentemente após o acidente foi desviado para o armazém 29/30.

Segundo informações da agência marítima Orion responsável pela embarcação do navio, a carga ficará a bordo até o laudo da Autoridade Marítima.

Ainda segundo o CPSP, peritos vão reunir as informações para instaurar um inquérito que deve ser concluído até 90 dias. Como os danos aconteceram acima da linha d’água, não foram verificados riscos ambientais.

Procurada, a Praticagem de Santos também prefere a conclusão do laudo para se pronunciar.

Não é o primeiro acidente envolvendo o navio Marcos Dias. Em outubro/2012 se envolveu em outro acidente em São José do Norte/RS. Um vento de 110 km/h, fez com que o navio fosse arremessado contra o cais, causando danos na estrutura.

ABML Eva

ABML Eva

ABML Eva

ABML Eva

ABML Eva

ABML Eva

Nome: ABML Eva
IMO: 9481702
Indicativo: 9HA3041
Ano de Construção: 2012
Construtor: STX (Dalian) Shipbuilding Co., Ltd. – Wafangdian, LN - China
Armador: Augustea Atlantica S.p.A. – Nápoles, NA – Itália (Augustea Group Srl – Nápoles, NA – Itália)
LOA: 253,50 m
Boca: 43 m
Calado: 13,60 m
Arqueação Bruta (GT): 62.273 t
Porte Bruto (DWT): 106.659 t
Capacidade: 133.995 m³ (Grão)
Porto de Registro: Valeta
Bandeira: Malta Bandeira de Malta
Antigo Nome: Ince Istanbul (05/2012)


Fontes: A Tribuna e G1 Santos
Fotos e adaptação de texto: Henrique Ferrinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário